Notícias em destaque

Dia Internacional da Cruz Vermelha: conheça a atuação da instituição em Criciúma

commentJornalismo access_time08/05/2024 16:11

Com cerca de 40 anos de história e 50 voluntários ativos, entidade atua em 12 projetos sociais no município.

Decisão do Catarinense Sub-21 B será no Estádio da Montanha

commentEsporte access_time08/05/2024 11:53

Caravaggio fará a inauguração do novo gramado momentos antes, com almoço especial e diversas atrações.

Serviço de Jogo para Criciúma X Palmeiras

commentCriciúma EC access_time08/05/2024 12:00

O confronto inicia às 11h, com a abertura dos portões sendo às 9h.

Willi Backes: “Vende-se Criciúma e o Sul Catarinense”

Criciúma é o maior município em população, movimento econômico e cultural entre as capitais Florianópolis e Porto Alegre

comment Jornalismo access_time23/04/2018 - 19:00

Reportagem: Willi Backes - Foto: Divulgação

A foto acima é da cerimônia oficial de posse do Professor Celito Heinzen Cardoso, na Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Criciúma, dia 20 de abril, no auditório Ouro Negro do Paço Municipal.
Nas manifestações do Secretário Celito e do Prefeito Clésio Salvaro, perante auditório lotado, o tema comum foi o necessário ordenamento das questões relacionadas ao desenvolvimento econômico municipal.
Penso que o básico para prosperar projeto desenvolvimentista passa por respostas à três questões: Quem somos? O que pretendemos? Quando e como faremos?
E mais, Criciúma é polo geográfico, cultural e econômico do sul catarinense. Entretanto, sentar em cima da história construída por gerações, não é garantia voluntária de contínuo crescimento.

QUEM SOMOS?
Criciúma é o maior município – população, movimento econômico e cultural – entre as capitais Florianópolis/SC e Porto Alegre/RS. Os 44 municípios das microrregiões da AMESC, AMREC e AMUREL, estão num raio menor a 100 km de distância, a maioria em distância de 10 a 30 km.
A população estimada do sul catarinense é de 1 milhão de residentes.
A produção industrial é absolutamente diversificada, despontando a cerâmica de revestimento e vermelha, vestuário, metalurgia e mecânica, agronegócios e agricultura familiar, geração de energia, extração mineral, dentre outros não menos importantes. Na mesma linha, o comercio se destaca em shoppings, centro comerciais e individuais tradicionais. A prestação de serviços acompanha a necessidade da produção industrial. Criciúma e Tubarão são importantes centros médicos com especializações. Educandários de toda ordem, tradicionais e técnicos, do infantil aos cursos superiores abundam no sul catarinense. As iniciativas para o turismo de lazer, gastronômico e religioso, apresenta no sul a mais completa diversificação no solo catarinense.
Todo o sul catarinense apresenta infraestrutura com acessos, vias, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, distribuição de energia elétrica e água potável, comunicação e segurança, onde a boa qualidade é o diferencial.

O QUE PRETENDEMOS?
Respeitar e incentivar o dom natural empreendedor da gente trabalhadora e ordeira do sul catarinense. Simplificar os meios e modos dos encaminhamentos para registros legais e operacionais. Prospectar junto às operações industriais, comerciais e de serviços, quais planos existentes para expansão e/ou diversificação. Quais os produtos, serviços ou insumos são deficientes na oferta regional. Inserir na concepção do projeto de desenvolvimento, regional, municípios circunvizinhos componentes da AMREC.

QUANDO E COMO FAREMOS?
De imediato, produzir banco de dados com o briefing captado junto às iniciativas industriais, comerciais, serviços e organizações privadas e públicas. Prospectar junto ao mercado imobiliário e particular, disponibilidade de área para edificação. Catalogar junto aos órgãos públicos, municipais, estadual e federal, bem como das organizações e entidades dos respectivos setores econômicos, ordenamento dos procedimentos, simplificados, cronologia dos investimentos e incentivos ofertados.
Criar de imediato, grupo de profissionais com a missão de pensar, elaborar, prospectar e “vender” Criciúma e região, no mercado regional, estadual e nacional. Menos e não um “faz de conta”, mas, missão profissional, com metas e objetivos, aproximando e descomplicando horizontes dos próximos 50 anos para o sul catarinense.

É o que penso.

Willi Backes

content_copyAssuntos relacionados

Mais notícias de Jornalismo

Dia Internacional da Cruz Vermelha: conheça a atuação da instituição em Criciúma

commentJornalismo access_time08/05/2024 16:11

Com cerca de 40 anos de história e 50 voluntários ativos, entidade atua em 12 projetos sociais no município.

Cooperja entrega biscoitos artesanais em suas filiais em homenagem ao Dia das Mães

commentJornalismo access_time08/05/2024 11:44

A ação é uma iniciativa do setor social da Cooperja em parceria com a marca Naturizi e núcleos femininos da cooperativa.

Nações Shopping se solidariza com as vítimas do Rio Grande do Sul e disponibiliza espaço para receber grande volume de doações

commentJornalismo access_time07/05/2024 14:07

Logística de entrega dos donativos será realizada pelo Grupo Almeida Junior.

Maggiofest 2024 terá show nacional com a Banda Dazaranha

commentJornalismo access_time06/05/2024 15:54

A maior festa popular de Morro da Fumaça acontece de 14 a 20 de maio, direto da Praça Maggiofest

Aeroporto de Porto Alegre permanece fechado por tempo indeterminado

commentJornalismo access_time06/05/2024 15:04

Terminais de quatro cidades gaúchas ainda estão em operação.